OBJETIVO
- Ampliar seu conhecimento de mundo por meio da manipulação de diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com diversas formas de expressão artística
- Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar as possibilidades de expressão e comunicação da criança
O FAZER ARTÍSTICO
- Exploração e manipulação de materiais como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo; De meios como tintas, água, areia, terra, argila; de suportes gráficos como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas
- Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando à produção de marcas gráficas
- Cuidado com o próprio corpo e o dos colegas no contato com os materiais
- Cuidado com materiais e com trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo
APRECIAÇÃO
- Observação e identificação de imagens diversas
Estimulação através da Arte - 4 a 6 anos
OBJETIVO
- Ter interesse por sua produção, pela produção de colegas e por outras produções artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entre em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura
- Produzir trabalhos de arte, utilizando as linguagens do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação
O FAZER ARTÍSTICO
- Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagem a partir do seu próprio repertório e da utilização de elementos da linguagem das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura)
- Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar
- Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico
- Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização dos seus projetos artísticos
- Organização e cuidado com os materiais no espaço físico da sala
- Respeito e cuidado com os objetos produzidos individualmente ou em grupos
- Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral
APRECIAÇÃO
- Conhecimento da diversidade da produção artística (desenhos, pinturas, esculturas, construções, fotografias, colagens, ilustrações, cinema)
- Apreciação de suas produções e das dos colegas por meio da observação e leitura de elementos da linguagem plástica
- Observação dos elementos que constituem a linguagem visual: ponto, linha, forma, cor, volume, contrastes, luz, texturas
- Leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos
- Apreciação das artes visuais e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais
Nenhum comentário:
Postar um comentário