domingo, 8 de julho de 2012

Psicomotricidade

Estimulação através da Arte - 0 a 3 anos


OBJETIVO

  • Ampliar seu conhecimento de mundo por meio da manipulação de diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com diversas formas de expressão artística
  • Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar as possibilidades de expressão e comunicação da criança

O FAZER ARTÍSTICO
  • Exploração e manipulação de materiais como lápis e pincéis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo; De meios como tintas, água, areia, terra, argila; de suportes gráficos como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas
  • Exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando à produção de marcas gráficas
  • Cuidado com o próprio corpo e o dos colegas no contato com os materiais
  • Cuidado com materiais e com trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo
APRECIAÇÃO

  • Observação e identificação de imagens diversas


Estimulação através da Arte - 4 a 6 anos


OBJETIVO

  • Ter interesse por sua produção, pela produção de colegas e por outras produções artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entre em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura
  • Produzir trabalhos de arte, utilizando as linguagens do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação
O FAZER ARTÍSTICO

  • Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagem a partir do seu próprio repertório e da utilização de elementos da linguagem das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura)
  • Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar
  • Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico
  • Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização dos seus projetos artísticos
  • Organização e cuidado com os materiais no espaço físico da sala
  • Respeito e cuidado com os objetos produzidos individualmente ou em grupos
  • Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral

APRECIAÇÃO

  • Conhecimento da diversidade da produção artística (desenhos, pinturas, esculturas, construções, fotografias, colagens, ilustrações, cinema)
  • Apreciação de suas produções e das dos colegas por meio da observação e leitura de elementos da linguagem plástica
  • Observação dos elementos que constituem a linguagem visual: ponto, linha, forma, cor, volume, contrastes, luz, texturas
  • Leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos
  • Apreciação das artes visuais e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais



Nenhum comentário: