Psicomotricidade na Discalculia
As dificuldades de
aprendizagem da matemática são freqüentemente camufladas por situações como
Dislexia e/ou a Disgrafia. Sabemos que a estruturação perceptiva desempenha um
papel fundamental no desenvolvimento da matemática. O papel da
psicomotricidade, nos períodos pré-escolar e escolar, será auxiliar a criança
na passagem da fase perceptiva à fase da representação mental, bem como na
consolidação dos conceitos inerentes à matemática. Assim, todas as atividades
vividas pela criança serão analisadas do ponto de vista perceptivo,
posteriormente simbolizadas, tanto no plano verbal como no gráfico (Matias,
2010).
Exercícios de reforço da Lateralidade:
·
Realizar jogos de arremesso, ora com lado direito, ora com o
lado esquerdo. Em crianças mais pequenas não deverá ser mencionado lado direito
nem esquerdo, mas sim "este lado" e agora o "outro lado". A
instrução poderá ser associada a uma informação táctil.
·
Continuar com a tarefa anterior, mas em atividades de
pontapear.
·
Em crianças mais velhas, colocar no chão, em linha, bolas de
papel (de diâmetro suficiente para caber um pé em cima da bola) e de duas
cores, alternadas. Uma cor corresponde ao pé direito e a outra ao pé esquerdo.
A criança deverá colocar o pé na cor correspondente. Trocar as correspondências
e a disposição das bolas.
Exercícios
de reforço da Noção do Corpo associada à Noção de Quantidade:
·
Mostrar à criança as diferentes formas de mostrar dos dedos,
mediante o pedido. Começar por mostrar até três e enumerar gradualmente;
·
Continuar com a tarefa anterior, mas associado a uma
quantidade equivalente de um objeto à escolha (exemplos: bolas, lápis,
bonecos);
·
Realizar a primeira tarefa mas associar a movimentos
corporais globais, como saltos, passos;
·
De frente para o espelho e com a ajuda de alguns objetos
(arcos, bastões e cordas), posicionar o corpo segundo a forma de um número.
Exercícios de reforço da Estruturação Espaço-Temporal:
·
Comparar tamanhos de objetos, introduzindo as noções de
altura, comprimento e largura;
·
Realizar filas de objetos, de forma a poder identificar o
primeiro e o último, em função da posição da criança;
·
Ordenar fotografias da criança, do seu pai (ou mãe) e do seu
avô (ou avó). Primeiro ordenar dos mais novo para o mais velho, e posteriormente
fazer o inverso;
·
Montar um cronograma diário, em que estejam representadas as
diferentes partes do dia e as principais refeições. Debaixo delas deverão
constar desenhos ou fotografias, das atividades realizadas pela criança.
Exercícios de reforço da Atividade Perceptivo-Motora:
·
De frente para o espelho, a criança deverá colocar-se numa
posição, a qual será imitada parcialmente pelo técnico. A criança deverá
identificar as diferenças. Trocar;
·
A criança realiza uma pequena seqüência de movimentos (exemplo:
saltar, bater uma palma e sentar), a qual será imitada parcialmente pelo
técnico. A criança deverá identificar as diferenças. Trocar;
·
Com cordas, ajudar a criança a construir figuras geométricas
no chão. Passar por cima das cordas, pé ante pé, ajudando a criança a
verbalizar o trajeto que acabou de realizar, em cada uma das figuras;
·
Desenhar as figuras geométricas numa folha e explicar as
diferenças. Em crianças mais pequenas, o tracejado poderá ser usado como
suporte ao desenho, bem como o sei discurso poderá ser apoiado em perguntas do
técnico.
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