quarta-feira, 11 de julho de 2012

Discalculia


Psicomotricidade na Discalculia


As dificuldades de aprendizagem da matemática são freqüentemente camufladas por situações como Dislexia e/ou a Disgrafia. Sabemos que a estruturação perceptiva desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da matemática. O papel da psicomotricidade, nos períodos pré-escolar e escolar, será auxiliar a criança na passagem da fase perceptiva à fase da representação mental, bem como na consolidação dos conceitos inerentes à matemática. Assim, todas as atividades vividas pela criança serão analisadas do ponto de vista perceptivo, posteriormente simbolizadas, tanto no plano verbal como no gráfico (Matias, 2010).


Exercícios de reforço da Lateralidade:
·                                 Realizar jogos de arremesso, ora com lado direito, ora com o lado esquerdo. Em crianças mais pequenas não deverá ser mencionado lado direito nem esquerdo, mas sim "este lado" e agora o "outro lado". A instrução poderá ser associada a uma informação táctil.
·                                 Continuar com a tarefa anterior, mas em atividades de pontapear.
·                                 Em crianças mais velhas, colocar no chão, em linha, bolas de papel (de diâmetro suficiente para caber um pé em cima da bola) e de duas cores, alternadas. Uma cor corresponde ao pé direito e a outra ao pé esquerdo. A criança deverá colocar o pé na cor correspondente. Trocar as correspondências e a disposição das bolas.



Exercícios de reforço da Noção do Corpo associada à Noção de Quantidade:

·                                 Mostrar à criança as diferentes formas de mostrar dos dedos, mediante o pedido. Começar por mostrar até três e enumerar gradualmente;
·                                 Continuar com a tarefa anterior, mas associado a uma quantidade equivalente de um objeto à escolha (exemplos: bolas, lápis, bonecos);
·                                 Realizar a primeira tarefa mas associar a movimentos corporais globais, como saltos, passos;
·                                 De frente para o espelho e com a ajuda de alguns objetos (arcos, bastões e cordas), posicionar o corpo segundo a forma de um número.



Exercícios de reforço da Estruturação Espaço-Temporal:

·                                 Comparar tamanhos de objetos, introduzindo as noções de altura, comprimento e largura;
·                                 Realizar filas de objetos, de forma a poder identificar o primeiro e o último, em função da posição da criança;
·                                 Ordenar fotografias da criança, do seu pai (ou mãe) e do seu avô (ou avó). Primeiro ordenar dos mais novo para o mais velho, e posteriormente fazer o inverso;
·                                 Montar um cronograma diário, em que estejam representadas as diferentes partes do dia e as principais refeições. Debaixo delas deverão constar desenhos ou fotografias, das atividades realizadas pela criança.




Exercícios de reforço da Atividade Perceptivo-Motora:
·                                 De frente para o espelho, a criança deverá colocar-se numa posição, a qual será imitada parcialmente pelo técnico. A criança deverá identificar as diferenças. Trocar;
·                                 A criança realiza uma pequena seqüência de movimentos (exemplo: saltar, bater uma palma e sentar), a qual será imitada parcialmente pelo técnico. A criança deverá identificar as diferenças. Trocar;
·                                 Com cordas, ajudar a criança a construir figuras geométricas no chão. Passar por cima das cordas, pé ante pé, ajudando a criança a verbalizar o trajeto que acabou de realizar, em cada uma das figuras;
·                                 Desenhar as figuras geométricas numa folha e explicar as diferenças. Em crianças mais pequenas, o tracejado poderá ser usado como suporte ao desenho, bem como o sei discurso poderá ser apoiado em perguntas do técnico.

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