domingo, 8 de julho de 2012

Ritmo e Expressão Corporal

Segundo Le Bouch, o ritmo é a organização ou estruturação de fenômenos temporais. Já Bueno, refere-se ao ritmo como uma cadência, sendo uma sucessão regular de fenômenos temporais.

Fenômeno dinâmico, essencialmente presente em todo o universo, formado de tempo, acentuação, espaço-forma, tensão-relaxamento, movimento e repouso, harmonicamente alternados. (Barros e Braga)

Para Barbanti (1994), é o padrão formado de sons, com elementos que são organizados em duração e intensidade...O componente de um movimento que pode ser combinado em complexos rítmicos de uma rede de habilidades motoras reconhecidas e distintas nas suas dimensões figurativa, espacial, temporal e energética.

O ritmo é um aspecto muito importante na educação psicomotora pois integra o espaço e o tempo e reestrutura a ação, além de organizar o movimento em duração e intensidade dentro de um tempo. Executar sucessão de movimentos segundo um tempo particular, ou variações do mesmo, favorece o aprimoramento da coordenação neuromuscular e a percepção.

Assim, a estimulação da coordenação audiomotora, capacidade de transformar em movimentos um comando sensibilizado pelo aparelho auditivo, pode ser feita através de atividades rítmicas como brinquedos cantados, danças criativas (expressão corporal), saltar de acordo com batidas de um tambor, por exemplo; deslocar-se pelo espaço de acordo com determinado ritmo e driblar uma bola de acordo com o ritmo de uma música.

Nas atividades rítmicas e expressivas são dois os elementos importantes e fundamentais da conduta humana: o ritmo e a expressão. O ritmo porque é importante no desenvolvimento e no comportamento do indivíduo, por exemplo, ritmo cardíaco, ritmo respiratório, ritmo de movimento, entre outros.

A expressão é a condição essencial para a comunicação entre as pessoas (expressão escrita, expressão corporal, verbal). Do ponto de vista do indivíduo, podemos caracterizar dois tipos básicos de ritmo: ritmo individual e ritmo grupal. Portanto, a atividade rítmica expressiva busca levar o indivíduo a desenvolver todos os meios possíveis de expulsar idéias, sentimentos e fatos através da expressão corporal, da mímica, da dança, do canto, do teatro, entre outros tantos.

Um comentário:

Anônimo disse...

PÁGINA MUITO BOA, ME AJUDOU BASTANTE