segunda-feira, 3 de junho de 2013

Sobre PSICOMOTRICIDADE

A Psicomotricidade é um instrumento riquíssimo para assegurar o desenvolvimento motor, cognitivo e social da criança.Ajuda a desenvolver a inteligência emocional, contribuindo, assim, de maneira expressiva para o desenvolvimento pleno. Por meio de brincadeiras, a criança se diverte, se conscientiza de seu corpo, cria, interpreta e se relaciona com o mundo em que vive.

Para aprender os ensinamentos formais, o corpo tem que estar organizado. Durante a aprendizagem formal, a criança terá que recorrer às experiências anteriores que são muitas vezes psicomotoras. Os conceitos básicos da aprendizagem (dentro/fora, em cima/embaixo, escuro/claro, cheio/vazio, grande/pequeno, direita/esquerda, entre outros) devem ser experimentados primeiro com o corpo para que depois possam ser representados no papel.

As habilidades psicomotoras são essenciais ao ótimo desempenho no processo de alfabetização. Uma criança que consegue organizar seu corpo no tempo e no espaço conseguirá sentar-se em uma cadeira, concentrar-se, segurar um lápis com firmeza e reproduzir no papel o que elaborou em pensamento.

A aprendizagem da leitura e da escrita exige boa coordenação óculo-manual para acompanhar as linhas de uma página com os olhos ou os dedos, boa percepção auditiva para perceber os diferentes sons das letras e boa percepção visual para reconhecer as diferenças dos pares b/d, q/d, p/q. Orientar-se adequadamente no espaço e no tempo contribui para o ajuste da escrita às dimensões do papel.