DINÂMICAS
Bexigas
Material: Bexigas
Várias bexigas espalhadas em diferentes locais da
sala de aula; embaixo das cadeiras, no chão, em cima das mesas, no alto das
janelas, em cima da porta. Cada um deve escolher uma bexiga, apanhá-la e
estourá-la, pois há uma mensagem dentro de cada bexiga; mensagens de apoio,
persistência, capacidade, encorajamento e também mensagem sobre desistência,
entre outras. A mensagem contida em cada bexiga representa o grau de
dificuldade que cada um teve no momento de apanhá-las.
Avião
Material: folhas de sulfite
Desenvolvimento: após dividir uma
folha sulfite ao meio, utilizar sua mão dominante para fazer uma dobradura de
avião de papel, enquanto a outra mão fica ao lado da perna, parada. Após
efetuado, realizar a mesma tarefa com a outra mão.
Proposta: trabalhar o corpo e os 2
(dois) lados do cérebro, utilizando-se da razão e da emoção. Quando fazemos com
a mão não-dominante (2ªvez) estamos mais confiantes, por isso o resultado é
melhor.
Sensibilização
Material: Nenhum
1° momento: separados em duplas,
definir quem será o condutor e o conduzido; colocar obstáculos pelo espaço onde
ocorrerá a dinâmica; vendar os olhos do conduzido que deverá ser guiado apenas
pela voz do condutor.
2°momento: o condutor deverá conduzir
apenas com o toque das mãos, sendo: mãos nas costas- seguir em frente; mãos no
ombro direito- virar para a direita; mãos no ombro esquerdo- virar para a
esquerda; mão na cabeça- parar; duas mãos, uma em cada ombro- andar para trás.
Proposta: perceber a preocupação com o
outro, a falta de confiança no início, percepção do meio para quem está guiando
e sendo guiado, percepção do outro (os sentimentos, dificuldades), a
preocupação do outro, facilidade ao toque, interação e confiança adquirida, a
dificuldade de alguém intervir nas suas decisões, sensações de medo, trabalho
com as emoções, perceber que podemos contar com o próximo e cuidar do outro.
Linha da vida
Material: folhas e lápis
Datar os acontecimentos importantes da vida desde
o nascimento e projetá-los 10 (dez) anos à frente.
Proposta: análise da própria vida e suas
pretensões
Nenhum comentário:
Postar um comentário