·
Afasia: perda da capacidade de usar ou compreender a
linguagem oral. Está usualmente associada com um traumatismo ou anormalidade do
sistema nervoso central. Utilizam-se várias classificações tais como afasia
expressiva e receptiva, congênita e adquirida.
·
Afetividade: área das emoções e dos sentimentos
relacionados com as modificações do vivido corporal e com o meio.
·
Agrafia: impossibilidade de escrever e reproduzir os
seus pensamentos por escrito.
·
Agnosia:
etimologicamente, falta
de conhecimento. Impossibilidade de obter informações através de um dos canais
de recepção dos sentidos embora o órgão do sentido não esteja afetado. Ex: a
agnosia auditiva é a incapacidade de reconhecer ou interpretar um som mesmo
quando é ouvido. Assim um indivíduo pode ouvir mas não reconhecer a campainha
do telefone. No campo médico está associada com uma deficiência neurológica do
sistema nervoso central.
·
Alexia: perda da capacidade de leitura de letras
manuscritas ou impressas.
·
Aloestesia: localização de uma sensação cutânea do lado
do corpo oposto ao que é estimulado, em geral num ponto simétrico.
·
Aloquiria:
localização transferida
para uma das mãos das localizações tidas na outra. Caso particular de Aloestesia.
·
Aneural:
classifica-se aneural
uma função que não é condicionada pelo sistema nervoso, em particular entre as
que, como funções motoras são habitualmente registradas por ações nervosas. As
primeiras manifestações da motilidade fetal são aneurais.
·
Anomia: impossibilidade de designar ou lembrar-se
de palavras ou nomes dos objetos.
·
Anorexia: perda ou diminuição do apetite.
·
Anoxia: diminuição da quantidade de oxigênio
existente no sangue.
·
Ansiógeno:
ato ou situação
geradores de medo ou de angústia.
·
Apnéia: paragem voluntária dos movimentos
respiratórios; retenção da respiração.
·
Apraxia: impossibilidade de resposta motora na
realização de movimentos com uma finalidade ( movimentos voluntários). Ex: uma
pessoa que não pode realizar os movimentos necessários, apesar de conhecer a
palavra e não ter qualquer paralisia.
·
Apresentação: para a criança – o fato de ser colocada
diante de uma certa realidade do mundo.
·
Ataxia: dificuldade de equilíbrio e de coordenação
dos movimentos voluntários.
·
Atetósico: indivíduo afetado por uma forma de
paralisia cerebral caracterizada por lentidão e repetição dos movimentos dos
braços e das pernas, associados a adiadococinesias, dismetrias, sincinesias e
mímicas faciais inexpressivas.
·
Atitude: posição (postura) do corpo guiada e
controlada pela sensibilidade postural (sensibilidade proprioceptiva).
·
Atitude
(esquema de):
representação relativamente consciente da posição de diferentes elementos de
seu corpo que permitem o equilíbrio postural.
·
Atonia: inexistência de tonicidade.
·
Audiograma: registro gráfico da acuidade auditiva.
·
Autismo: desligamento do mundo exterior e fechamento
sobre si mesmo (P. Vayer). Distúrbio emocional da criança caracterizada por
incomunicabilidade e por resistência de aprendizagem (V. da Fonseca).
B
·
Bulimia: fome exagerada de causa psicológica.
C
·
Catatonia:
síndrome complexa em
que o indivíduo se mantêm numa dada posição ou continua sempre o mesmo gesto
sem parar. Persistência de atitudes corporais, sem sinais de fadiga.
·
Cenestesia:
impressão geral
resultante de um conjunto de sensações internas caracterizado essencialmente
por bem-estar ou mal-estar.
·
Cinestesia: sensações internas (dos músculos, dos
ligamentos) que informam sobre os deslocamentos no espaço dos diferentes
elementos corporais.
·
Clônico:
estado que se segue à
contração muscular tônica (espasmo) na crise epiléptica e caracteriza-se pela
convulsão. Estado do músculo caracterizado por contrações rápidas e
involuntárias.
·
Cognição: o ato ou processo de conhecimento. As
várias aptidões do processo de conhecimento são sinônimo de aptidões
cognitivas.
·
Completamento
(closure): capacidade
de reconhecer o aspecto global (ou Gestalt) especialmente quando uma ou mais
partes do todo está ausente ou quando a continuidade é interrompida por intervalos.
·
Comportamento: maneira de ser habitual de um sujeito
diante das coisas, dos acontecimentos, do outro.
·
Comunicações: conjunto das trocas ser- mundo.
·
Conceito: uma idéia abstrata generalizada a partir de
instâncias peculiares. Consideram-se desordens conceptuais aquelas que afetam o
processo cognitivo impelindo a formulação de conceitos.
·
Conduta: reações observáveis do sujeito colocado
diante de uma certa situação.
·
Coordenação
(ou adaptação sensoriomotora):
coordenação das sensações e dos gestos para realizar um ato completo e
determinado.
·
Corporeidade: corpo vivido na sua totalidade, na sua
unidade.
·
Correlações: comparação existente entre duas ou várias
ordens de fatos. A importância da comparação revela uma afinidade relativamente
estreita entre os caracteres quantitativos estudados.
·
Criatividade: função inventiva de imaginação criadora,
dissociada da inteligência (H. Pieron).
D
·
Decibel:
medida relativa da
intensidade dos sons. O decibel zero representa a audição normal.
·
Diadococinesia: dissociação, alternância e coordenação de
movimentos, realizados por dois membros ou por dois segmentos corporais.
·
Dificuldades
de Aprendizagem:
definição escrita e debatida por 15 especialistas:
1. D. A. refere-se a um ou mais
"deficits" nos processos essenciais da aprendizagem, que necessitam
técnicas especiais de educação e reeducação (definição por deficit);
2. As crianças com D. A. manifestam normalmente
uma discrepância entre o nível da realização esperado e o nível da realização
atualmente atingido, em um ou mais setores como por exemplo: linguagem falada,
leitura, escrita, matemática e orientação espacial (definição por
discrepância);
3. A D. A. não é devida, principalmente a
deficiências sensoriais, motoras, intelectuais ou emocionais, ou à falta de
oportunidade de aprendizagem (definição por exclusão). A criança com D. A não é
débil mental, emocionalmente perturbada, culturalmente privada, cega ou surda.
4. Deficiências mais significativas são
definidas em termos de diagnóstico educacional e psicológico.
5. Processos essenciais de aprendizagem são os
correntemente definidos nas ciências de comportamento que envolvem percepção,
integração e expressão quer da comunicação verbal quer da não verbal.
6. Técnicas de reeducação ou terapêuticas
referem-se ao planejamento educacional que deve ser baseado em resultados e em
processos de diagnósticos.
7. A D. A é uma desarmonia evolutiva,
normalmente caracterizada por uma imaturidade psicomotora que inclui
perturbações nos processos receptivos, integrativos e expressivos da atividade
simbólica.
·
A D. A traduz
uma irregularidade biopsicossocial de desenvolvimento global e dialético da
criança; que normalmente traduz na maioria dos casos problemas de lateralização
e de praxia ideo-motora, deficiente estruturação perceptivo-motora, dificuldades
de orientação espacial e sucessão temporal e outros tantos fatores inerentes a
uma desorganização da constelação psicomotora, que impede a ligação entre os
elementos constituintes da linguagem e as formas concretas de expressão que as
simbolizam.
·
Dificuldades
binoculares: dificuldades
de controle funcional dos dois olhos que originam perturbações visuais.
·
Diplegia: paralisia bilateral afetando ambos os
membros do corpo.
·
Disartria: dificuldade na articulação de palavras
devido a disfunções cerebrais.
·
Discalculia: dificuldade para a realização de operações
matemáticas usualmente ligada a uma disfunção neurológica, lesão cerebral,
assomatognosias, agnosias digitais e deficiente estruturação espaço-temporal.
·
Disgrafia: escrita manual extremamente pobre ou
dificuldades de realização dos movimentos motores necessários à escrita. Esta
condição está muitas vezes ligada a disfunções neurológicas. É uma forma de
dispraxia.
·
Dislexia:
dificuldade na
aprendizagem da leitura, devida a uma imaturidade nos processos auditivos,
visuais e tatilcinestésicos responsáveis pela apropriação da linguagem escrita.
·
Disnomia: ver Anomia.
·
Disortografia: dificuldade na expressão da linguagem
escrita, revelada por fraseologia incorretamente construída, normalmente associada
a atrasos na compreensão e na expressão da linguagem escrita.
·
Distrofia
muscular: uma das
doenças primárias do músculo, caracterizada pelo ultra-enfraquecimento e
atrofia dos músculos esqueléticos que tende a aumentar as dificuldades de
coordenação e que tende a uma deformação progressiva.
·
Distrabilidade: dificuldade de concentração da atenção e
das funções neuroenergéticas necessárias ao processo de aprendizagem.
·
Disgnosia: perturbação cerebral comportando uma má
percepção visual das formas.
·
Dismetria:
realização de
movimentos de forma inadequada e pouco econômica.
·
Dominância
cerebral: diz respeito
ao controle cerebral das atividades e das condutas, considerando um hemisfério
(esquerdo) o dominante em relação ao outro (direito). O esquerdo controla as
funções verbais e a função da linguagem. O direito controla as funções não
verbais e as gnoso-espaciais.
·
Dispnéia:
dificuldade em
respirar.
E
·
Ecolalia:
imitação de palavras ou
frase ditas por outra pessoa, sem a compreensão do significado da palavra.
·
Ecopraxia:
repetição de gestos e
praxias.
·
Educação
psicomotora: ação
pedagógica e psicológica que utiliza a atividade corporal, com o objetivo de
normalizar ou melhorar o comportamento da criança.
·
Egocentrismo:
ausência de distinção
entre a realidade pessoal e a realidade objetiva. É uma atitude psicológica
normal na criança pequena.
·
Eletroencefalograma
(EEG): registro gráfico
da atividade elétrica do cérebro.
·
Empática
(compreensão):
compreender e compartilhar os sentimentos do outro.
·
Endógeno:
diz-se da condição ou
defeito resultante da hereditariedade ou de fatores genéticos.
·
Epilepsia: nome dado a um grupo de doenças nervosas
caracterizadas principalmente por convulsão de várias formas e graus.
·
Espástico: indivíduo afetado por tensão excessiva nos
músculos com aumento de resistência à flexão ou à extensão como nos casos de
paralisia cerebral.
·
Esquema
corporal: organização
das sensações relativas a seu próprio corpo, relacionadas com os dados do mundo
exterior (utilização da imagem do corpo).
·
Estereótipo: coordenação de movimento obtida pelo hábito
ou pelo treinamento. Um movimento esteriotipato é rígido, portanto o contrário
do ajustamento dos gestos e dos atos.
·
Estímulo: agente exterior que provoca uma ação
determinada em resposta.
·
Estrutura: disposição de elementos que constituem uma
unidade.
·
Estruturação: combinação de elementos que permitem formar
um todo.
·
Estruturação
espaço-temporal:
apreensão das estruturas espaciais e temporais.
·
Etiologia: estudo das causas ou origens de uma
condição ou doença.
·
Eutonia: estado de tensão tônica harmoniosa que
caracteriza a vigilância muscular e a dinamogenia do indivíduo.
·
Exógeno: diz-se da condição ou defeito resultante
de outros fatores além de hereditários ou genéticos ( tais como ambiente sócio-cultural
e sócio-econômico ou traumatismo).
F
·
Figura e
Fundo: capacidade de
focar visualmente ou auditivamente um estímulo isolando-o perceptivamente do
envolvimento que o integra. Ex: identificar alguém numa fotografia do grupo ou
identificar o som de um instrumento musical numa melodia.
G
·
Gnosia: conhecimento, noção e função de um objeto.
Segundo Pieron toda percepção é uma gnosia.
·
Grafema:
símbolo da linguagem
escrita que representa um código oral da linguagem.
H
·
Hemiplegia:
paralisia referente a
um só lado.
·
Hipercinesia: movimento e atividade motora constante e
excessiva. Também designada por hiperatividade.
·
Hipocinesia: ausência de uma quantidade normal de
movimento. Quietude estrema.
·
Hipertonia: estado no qual a musculatura apresenta, em
relação a um grau médio considerado normal, um aumento de tônus, apreciável por
diferentes testes clínicos entre os quais os de extensibilidade. Também
associada a uma hipoextensibilidade.
·
Hipotonia:
estado no qual a
musculatura apresenta, em relação a um grau médio considerado normal, uma
diminuição do tônus associada à hiperextensibilidade e à labilidade
neurovegetativa.
I
·
Imagem
do corpo: conjunto das
sensações concernentes ao próprio corpo.
·
Impulsividade: comportamento caracterizado pela ação de
acordo com o impulso, sem medir as conseqüências da ação. Atuação sem
equacionar os dados da situação.
·
Integrativo:
relação de várias
modalidades sensoriais quando trabalham em conjunto e em unidade.
Incorporalização dos estímulos após aprendizagem.
·
Interneurossensorial: inter-relação funcional de duas ou mais
modalidades sensoriais (Ex: visão com audição, visão com sentido
tatilcinestésico).
·
Intraneurossensorial:
inter-relação funcional
comportando apenas uma modalidade sensorial (Ex: só visão ou só audição).
·
Irmandade: mundo dos irmãos e das irmãs.
JL
·
Lateralidade: dominância funcional, direita ou esquerda,
da mão, do olho ou do pé.
·
Leis da
maturação neuromotora:
1- Céfalo-caudal – o desenvolvimento estende-se através do corpo, a partir da
cabeça até a cauda. Da 1ª vértebra (atlas) às últimas vértebras
coccégas. 2- Próximo-distal – o desenvolvimento motor vai das articulações
proximais (ombro) para as articulações distais (mão).
·
Lesão do
cérebro: lesão que se
pode verificar antes, durante ou depois do nascimento do indivíduo, provocada
por traumatismo ou inflamação, etc. Como consequência podem surgir perturbações
que impeçam o processo normal de aprendizagem.
·
Linguagem
interior: o processo de
interiorizar e organizar as experiências sem ser necessário o uso dos símbolos
lingüísticos. (Ex: o processo de comunicação que caracteriza o analfabeto que
fala mas não lê e nem escreve).
M
·
Maturação
nervosa: mielinização
progressiva das fibras nervosas associadas ao desenvolvimento funcional.
·
Membro
fantasma: sentimento ou
representação psicológica de um membro amputado.
·
Memória: capacidade de reter ou armazenar a
experiência anterior. Mesmo quando o estímulo não se encontre presente, a
memória permite a evocação duma possível resposta. Também designada como
"imagem" ou "lembrança".
·
Modalidade
sensorial: via através
da qual o indivíduo recebe informação do mundo exterior e que permite o
processo de aprendizagem. As modalidades sensoriais de aprendizagem são: a
visual, a auditiva, e a tatilcinestésica.
·
Modificação
de comportamento: técnica
utilizada para modificar o comportamento humano, baseada na teoria do
condicionamento operante. O envolvimento é manipulado no sentido de reforçar o
conjunto de respostas do comportamento desejável, por meio do qual se opera a
modificação do comportamento.
·
Monoplegia: paralisia de um membro do corpo.
N
·
Narcisismo: atenção exclusiva dirigida para si próprio.
·
Neuromotricidade: aspectos da motricidade relacionados com o
sistema nervoso, sua maturação e suas perturbações. Educação das sensações e
das percepções que levam ao conhecimento dos objetos e das relações entre eles.
O
·
Organização
espacial:
desenvolvimento das capacidades ligadas ao esquema corporal e à organização
perceptiva para o domínio progressivo das relações espaciais.
·
Organização
perceptiva: educação
das sensações e das percepções que levam ao conhecimento dos objetos e das
relações entre eles.
·
Organização
temporal:
desenvolvimento das capacidades de apreensão e de utilização dos dados do tempo
imediato (tempo físico).
P
·
Paratonia:
perturbação do tônus
muscular (debilidade motora) consistindo principalmente num dificuldade do
relaxamento voluntário. Incapacidade de relaxamento da musculatura. Parece que
se trata mais de uma incapacidade maior ou menor da inibição voluntária do
tônus do que uma anomalia do tônus muscular.
·
Percepção:
processo de organização
e interpretação dos dados que são obtidos através dos sentidos.
·
Perceptivo-motora(adaptação):
harmonia entre as
percepções (auditivas, visuais...) e ações sucessivas. Sinônimo: sincronização
sensoriomotora.
·
Perseveração: tendência de continuar uma atividade
ininterruptamente; manifesta-se pela incapacidade de modificar, de parar ou de
inibir uma dada atividade, mesmo depois do estímulo causador ter sido
suprimido.
·
Personalidade:
individualidade
considerada na sua totalidade, isto é, vista sob todos os aspectos.
·
Poliomielite: doença viral caracterizada por envolvimento
do sistema nervoso central, resultando muitas vezes numa paralisia.
·
Praxia: movimento intencional, organizado, tendo em
vista a obtenção de um fim ou de um resultado determinado. Não é um movimento
reflexo, nem automático; é um movimento voluntário, consciente, intencional,
organizado, inibido, isto é, humanizado, sujeito portanto a um planejamento cortical
e a um sistema de auto-regulação.
·
Presença
(do adulto):
intervenção na comunicação criança-mundo.
·
Projeção: transferência para um sujeito do mundo
exterior (desenho ou cor, por exemplo) ou do outro, de estados afetivos que lhe
são próprios.
·
Proprioceptivo: sistema sensorial resultante da atividade
de receptores localizados ao nível do músculo (fuso neuromuscular) do tendão
(corpúsculos de Golgi) e do labirinto, e que fornecem informações referentes à
posição e ao movimento dos membros do corpo.
·
Próprio
corpo (percepção e controle do):
interiorização das sensações relativas a essa ou àquela parte do corpo.
·
Psicomotricidade: interação das diferentes funções motoras e
psíquicas.
·
Psicocinética: método geral de educação que utiliza como
material pedagógico o movimento humano, em todas as suas formas.(Le Boulch)
QR
·
Reforço:
processo utilizado para
fortalecer (ou enfraquecer) a resposta, isto é, a conduta, administrando
prêmios imediatos (reforço positivo) ou punições (reforço negativo).
·
Relacionamento:
conjunto dos laços
entre os indivíduos, entre os indivíduos e os objetos, entre os indivíduos
através dos objetos.
·
Relaxação: meio de intervenção terapêutica que visa à
pacificação das tensões, através da libertação plena e total da pessoa humana,
e a independência face às perturbações interiores que se materializam pelo
aumento da tonicidade. Visa o afinamento psicotônico e a unificação
psicossomática, através de situações de autodescontração concentrativa.
·
Resposta: atividade do organismo ou inibição de uma
atividade prevista resultante de uma estimulação, isto é, conduta entendida
como relação inteligível entre a ação e a situação.
S
·
Sensibilidade
proprioceptiva: informações
recolhidas pelos órgãos dos sentidos sobre as atitudes, os movimentos que permitem
a postura e o ajustamento dos atos.
·
Sensibilidade
protopática: designação
atribuída por Head às funções sensitivas que apenas comportam discriminações
grosseiras; mas suscitando fortes repercussões afetivas. Funções sensitivas
comportando uma discriminação das intensidades ou das qualidades e
particularmente das especificidades locais.
·
Sensório-motor:
termo aplicado para
explicar a natureza dos atos que se encontram dependentes da combinação ou da
função integrativa entre os sistemas sensoriais e as estruturas motoras.
·
Sincinesia:
tendência patológica
para a execução simétrica de qualquer movimento, de qualquer contração muscular
que executa um membro (a mão em geral) sem que a associação possua um
significado funcional. (Sincinesias de reprodução e sincinesias tônicas).
Movimentos involuntários e muitas vezes inconscientes que se produzem durante
outros movimentos geralmente voluntários e conscientes; estes movimentos
correspondem a uma dada incitação e difusão tônica e são sempre idênticos para
a mesma incitação.
·
Sinergia:
atuação coordenada ou
harmoniosa de sistemas ou de estruturas neurológicas de comportamento.
·
Sincretismo: forma de percepção e de pensamento
caracterizada por uma apreensão global, indiferenciada, indistinta (H. Pieron).
·
Situação: designa as relações globais de posição e de
ação possíveis entre um organismo e seu meio (H. Pieron).
·
Situação
( colocação em):
conjunto de estímulos provocados pelo observador (situação de teste) ou pelo
educador (situação educativa) que se manifesta para a criança como um problema
a ser resolvido.
·
Somatognosia:
traduz a relação
dialética da atividade corporal e do reconhecimento da sua estrutura e posição
postural (atitude-movimento). Trata-se do conhecimento do corpo, por meio de
uma sensibilidade integrada e permanentemente mobilizada no sentido da ação
intencional (praxia). Antes de mobilizar o corpo para a ação o ser humano
necessita de uma representação mental integrada da totalidade sensorial e
espacializada do seu eu, que lhe é fornecida pelas esferas sensoriais
vestíbulo-cinestésicas, tátilo-visuais e artro-miológicas, que no seu todo
constituem a somatognosia.
T
·
Tempo: rítmo próprio de um sujeito.
·
Tônico
(diálogo): compreensão
(aceitação e confiança) do outro, proporcionada pelo contato ou pela
mobilização corporal.
·
Tônus
muscular: estado de
tensão ativa e involuntária do músculo. É o tônus muscular que permite manter a
postura ereta.
·
Topológicas
(relações): relações
entre os objetos no espaço.
·
Transferência: passagem das aquisições de um plano para um
outro plano.
UV
·
Visão: sistema de identificação, discriminação e
integração dos estímulos luminosos.
·
Visuomotor:
ato guiado
essencialmente pela vista.
·
Vivido
(corporal): consciência
das sensações ligadas ao próprio corpo, com ou sem deslocamentos segmentares,
experimentadas por um sujeito em qualquer situação.
Um comentário:
Boa Noite, qual a fonte destas definições?
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