quarta-feira, 11 de julho de 2012

Dicionário Psicomotor



·         Afasia: perda da capacidade de usar ou compreender a linguagem oral. Está usualmente associada com um traumatismo ou anormalidade do sistema nervoso central. Utilizam-se várias classificações tais como afasia expressiva e receptiva, congênita e adquirida.
·         Afetividade: área das emoções e dos sentimentos relacionados com as modificações do vivido corporal e com o meio.
·         Agrafia: impossibilidade de escrever e reproduzir os seus pensamentos por escrito.
·         Agnosia: etimologicamente, falta de conhecimento. Impossibilidade de obter informações através de um dos canais de recepção dos sentidos embora o órgão do sentido não esteja afetado. Ex: a agnosia auditiva é a incapacidade de reconhecer ou interpretar um som mesmo quando é ouvido. Assim um indivíduo pode ouvir mas não reconhecer a campainha do telefone. No campo médico está associada com uma deficiência neurológica do sistema nervoso central.
·         Alexia: perda da capacidade de leitura de letras manuscritas ou impressas.
·         Aloestesia: localização de uma sensação cutânea do lado do corpo oposto ao que é estimulado, em geral num ponto simétrico.
·         Aloquiria: localização transferida para uma das mãos das localizações tidas na outra. Caso particular de Aloestesia.
·         Aneural: classifica-se aneural uma função que não é condicionada pelo sistema nervoso, em particular entre as que, como funções motoras são habitualmente registradas por ações nervosas. As primeiras manifestações da motilidade fetal são aneurais.
·         Anomia: impossibilidade de designar ou lembrar-se de palavras ou nomes dos objetos.
·         Anorexia: perda ou diminuição do apetite.
·         Anoxia: diminuição da quantidade de oxigênio existente no sangue.
·         Ansiógeno: ato ou situação geradores de medo ou de angústia.
·         Apnéia: paragem voluntária dos movimentos respiratórios; retenção da respiração.
·         Apraxia: impossibilidade de resposta motora na realização de movimentos com uma finalidade ( movimentos voluntários). Ex: uma pessoa que não pode realizar os movimentos necessários, apesar de conhecer a palavra e não ter qualquer paralisia.
·         Apresentação: para a criança – o fato de ser colocada diante de uma certa realidade do mundo.
·         Ataxia: dificuldade de equilíbrio e de coordenação dos movimentos voluntários.
·         Atetósico: indivíduo afetado por uma forma de paralisia cerebral caracterizada por lentidão e repetição dos movimentos dos braços e das pernas, associados a adiadococinesias, dismetrias, sincinesias e mímicas faciais inexpressivas.
·         Atitude: posição (postura) do corpo guiada e controlada pela sensibilidade postural (sensibilidade proprioceptiva).
·         Atitude (esquema de): representação relativamente consciente da posição de diferentes elementos de seu corpo que permitem o equilíbrio postural.
·         Atonia: inexistência de tonicidade.
·         Audiograma: registro gráfico da acuidade auditiva.
·         Autismo: desligamento do mundo exterior e fechamento sobre si mesmo (P. Vayer). Distúrbio emocional da criança caracterizada por incomunicabilidade e por resistência de aprendizagem (V. da Fonseca).
B
·         Bulimia: fome exagerada de causa psicológica.
C
·         Catatonia: síndrome complexa em que o indivíduo se mantêm numa dada posição ou continua sempre o mesmo gesto sem parar. Persistência de atitudes corporais, sem sinais de fadiga.
·         Cenestesia: impressão geral resultante de um conjunto de sensações internas caracterizado essencialmente por bem-estar ou mal-estar.
·         Cinestesia: sensações internas (dos músculos, dos ligamentos) que informam sobre os deslocamentos no espaço dos diferentes elementos corporais.
·         Clônico: estado que se segue à contração muscular tônica (espasmo) na crise epiléptica e caracteriza-se pela convulsão. Estado do músculo caracterizado por contrações rápidas e involuntárias.
·         Cognição: o ato ou processo de conhecimento. As várias aptidões do processo de conhecimento são sinônimo de aptidões cognitivas.
·         Completamento (closure): capacidade de reconhecer o aspecto global (ou Gestalt) especialmente quando uma ou mais partes do todo está ausente ou quando a continuidade é interrompida por intervalos.
·         Comportamento: maneira de ser habitual de um sujeito diante das coisas, dos acontecimentos, do outro.
·         Comunicações: conjunto das trocas ser- mundo.
·         Conceito: uma idéia abstrata generalizada a partir de instâncias peculiares. Consideram-se desordens conceptuais aquelas que afetam o processo cognitivo impelindo a formulação de conceitos.
·         Conduta: reações observáveis do sujeito colocado diante de uma certa situação.
·         Coordenação (ou adaptação sensoriomotora): coordenação das sensações e dos gestos para realizar um ato completo e determinado.
·         Corporeidade: corpo vivido na sua totalidade, na sua unidade.
·         Correlações: comparação existente entre duas ou várias ordens de fatos. A importância da comparação revela uma afinidade relativamente estreita entre os caracteres quantitativos estudados.
·         Criatividade: função inventiva de imaginação criadora, dissociada da inteligência (H. Pieron).
D
·         Decibel: medida relativa da intensidade dos sons. O decibel zero representa a audição normal.
·         Diadococinesia: dissociação, alternância e coordenação de movimentos, realizados por dois membros ou por dois segmentos corporais.
·         Dificuldades de Aprendizagem: definição escrita e debatida por 15 especialistas:
1.       D. A. refere-se a um ou mais "deficits" nos processos essenciais da aprendizagem, que necessitam técnicas especiais de educação e reeducação (definição por deficit);
2.       As crianças com D. A. manifestam normalmente uma discrepância entre o nível da realização esperado e o nível da realização atualmente atingido, em um ou mais setores como por exemplo: linguagem falada, leitura, escrita, matemática e orientação espacial (definição por discrepância);
3.       A D. A. não é devida, principalmente a deficiências sensoriais, motoras, intelectuais ou emocionais, ou à falta de oportunidade de aprendizagem (definição por exclusão). A criança com D. A não é débil mental, emocionalmente perturbada, culturalmente privada, cega ou surda.
4.       Deficiências mais significativas são definidas em termos de diagnóstico educacional e psicológico.
5.       Processos essenciais de aprendizagem são os correntemente definidos nas ciências de comportamento que envolvem percepção, integração e expressão quer da comunicação verbal quer da não verbal.
6.       Técnicas de reeducação ou terapêuticas referem-se ao planejamento educacional que deve ser baseado em resultados e em processos de diagnósticos.
7.       A D. A é uma desarmonia evolutiva, normalmente caracterizada por uma imaturidade psicomotora que inclui perturbações nos processos receptivos, integrativos e expressivos da atividade simbólica.
·         A D. A traduz uma irregularidade biopsicossocial de desenvolvimento global e dialético da criança; que normalmente traduz na maioria dos casos problemas de lateralização e de praxia ideo-motora, deficiente estruturação perceptivo-motora, dificuldades de orientação espacial e sucessão temporal e outros tantos fatores inerentes a uma desorganização da constelação psicomotora, que impede a ligação entre os elementos constituintes da linguagem e as formas concretas de expressão que as simbolizam.
·         Dificuldades binoculares: dificuldades de controle funcional dos dois olhos que originam perturbações visuais.
·         Diplegia: paralisia bilateral afetando ambos os membros do corpo.
·         Disartria: dificuldade na articulação de palavras devido a disfunções cerebrais.
·         Discalculia: dificuldade para a realização de operações matemáticas usualmente ligada a uma disfunção neurológica, lesão cerebral, assomatognosias, agnosias digitais e deficiente estruturação espaço-temporal.
·         Disgrafia: escrita manual extremamente pobre ou dificuldades de realização dos movimentos motores necessários à escrita. Esta condição está muitas vezes ligada a disfunções neurológicas. É uma forma de dispraxia.
·         Dislexia: dificuldade na aprendizagem da leitura, devida a uma imaturidade nos processos auditivos, visuais e tatilcinestésicos responsáveis pela apropriação da linguagem escrita.
·         Disnomia: ver Anomia.
·         Disortografia: dificuldade na expressão da linguagem escrita, revelada por fraseologia incorretamente construída, normalmente associada a atrasos na compreensão e na expressão da linguagem escrita.
·         Distrofia muscular: uma das doenças primárias do músculo, caracterizada pelo ultra-enfraquecimento e atrofia dos músculos esqueléticos que tende a aumentar as dificuldades de coordenação e que tende a uma deformação progressiva.
·         Distrabilidade: dificuldade de concentração da atenção e das funções neuroenergéticas necessárias ao processo de aprendizagem.
·         Disgnosia: perturbação cerebral comportando uma má percepção visual das formas.
·         Dismetria: realização de movimentos de forma inadequada e pouco econômica.
·         Dominância cerebral: diz respeito ao controle cerebral das atividades e das condutas, considerando um hemisfério (esquerdo) o dominante em relação ao outro (direito). O esquerdo controla as funções verbais e a função da linguagem. O direito controla as funções não verbais e as gnoso-espaciais.
·         Dispnéia: dificuldade em respirar.
E
·         Ecolalia: imitação de palavras ou frase ditas por outra pessoa, sem a compreensão do significado da palavra.
·         Ecopraxia: repetição de gestos e praxias.
·         Educação psicomotora: ação pedagógica e psicológica que utiliza a atividade corporal, com o objetivo de normalizar ou melhorar o comportamento da criança.
·         Egocentrismo: ausência de distinção entre a realidade pessoal e a realidade objetiva. É uma atitude psicológica normal na criança pequena.
·         Eletroencefalograma (EEG): registro gráfico da atividade elétrica do cérebro.
·         Empática (compreensão): compreender e compartilhar os sentimentos do outro.
·         Endógeno: diz-se da condição ou defeito resultante da hereditariedade ou de fatores genéticos.
·         Epilepsia: nome dado a um grupo de doenças nervosas caracterizadas principalmente por convulsão de várias formas e graus.
·         Espástico: indivíduo afetado por tensão excessiva nos músculos com aumento de resistência à flexão ou à extensão como nos casos de paralisia cerebral.
·         Esquema corporal: organização das sensações relativas a seu próprio corpo, relacionadas com os dados do mundo exterior (utilização da imagem do corpo).
·         Estereótipo: coordenação de movimento obtida pelo hábito ou pelo treinamento. Um movimento esteriotipato é rígido, portanto o contrário do ajustamento dos gestos e dos atos.
·         Estímulo: agente exterior que provoca uma ação determinada em resposta.
·         Estrutura: disposição de elementos que constituem uma unidade.
·         Estruturação: combinação de elementos que permitem formar um todo.
·         Estruturação espaço-temporal: apreensão das estruturas espaciais e temporais.
·         Etiologia: estudo das causas ou origens de uma condição ou doença.
·         Eutonia: estado de tensão tônica harmoniosa que caracteriza a vigilância muscular e a dinamogenia do indivíduo.
·         Exógeno: diz-se da condição ou defeito resultante de outros fatores além de hereditários ou genéticos ( tais como ambiente sócio-cultural e sócio-econômico ou traumatismo).
F
·         Figura e Fundo: capacidade de focar visualmente ou auditivamente um estímulo isolando-o perceptivamente do envolvimento que o integra. Ex: identificar alguém numa fotografia do grupo ou identificar o som de um instrumento musical numa melodia.
G
·         Gnosia: conhecimento, noção e função de um objeto. Segundo Pieron toda percepção é uma gnosia.
·         Grafema: símbolo da linguagem escrita que representa um código oral da linguagem.
H
·         Hemiplegia: paralisia referente a um só lado.
·         Hipercinesia: movimento e atividade motora constante e excessiva. Também designada por hiperatividade.
·         Hipocinesia: ausência de uma quantidade normal de movimento. Quietude estrema.
·         Hipertonia: estado no qual a musculatura apresenta, em relação a um grau médio considerado normal, um aumento de tônus, apreciável por diferentes testes clínicos entre os quais os de extensibilidade. Também associada a uma hipoextensibilidade.
·         Hipotonia: estado no qual a musculatura apresenta, em relação a um grau médio considerado normal, uma diminuição do tônus associada à hiperextensibilidade e à labilidade neurovegetativa.
I
·         Imagem do corpo: conjunto das sensações concernentes ao próprio corpo.
·         Impulsividade: comportamento caracterizado pela ação de acordo com o impulso, sem medir as conseqüências da ação. Atuação sem equacionar os dados da situação.
·         Integrativo: relação de várias modalidades sensoriais quando trabalham em conjunto e em unidade. Incorporalização dos estímulos após aprendizagem.
·         Interneurossensorial: inter-relação funcional de duas ou mais modalidades sensoriais (Ex: visão com audição, visão com sentido tatilcinestésico).
·         Intraneurossensorial: inter-relação funcional comportando apenas uma modalidade sensorial (Ex: só visão ou só audição).
·         Irmandade: mundo dos irmãos e das irmãs.
J
L
·         Lateralidade: dominância funcional, direita ou esquerda, da mão, do olho ou do pé.
·         Leis da maturação neuromotora: 1- Céfalo-caudal – o desenvolvimento estende-se através do corpo, a partir da cabeça até a cauda. Da 1ª vértebra (atlas) às últimas vértebras coccégas. 2- Próximo-distal – o desenvolvimento motor vai das articulações proximais (ombro) para as articulações distais (mão).
·         Lesão do cérebro: lesão que se pode verificar antes, durante ou depois do nascimento do indivíduo, provocada por traumatismo ou inflamação, etc. Como consequência podem surgir perturbações que impeçam o processo normal de aprendizagem.
·         Linguagem interior: o processo de interiorizar e organizar as experiências sem ser necessário o uso dos símbolos lingüísticos. (Ex: o processo de comunicação que caracteriza o analfabeto que fala mas não lê e nem escreve).
M
·         Maturação nervosa: mielinização progressiva das fibras nervosas associadas ao desenvolvimento funcional.
·         Membro fantasma: sentimento ou representação psicológica de um membro amputado.
·         Memória: capacidade de reter ou armazenar a experiência anterior. Mesmo quando o estímulo não se encontre presente, a memória permite a evocação duma possível resposta. Também designada como "imagem" ou "lembrança".
·         Modalidade sensorial: via através da qual o indivíduo recebe informação do mundo exterior e que permite o processo de aprendizagem. As modalidades sensoriais de aprendizagem são: a visual, a auditiva, e a tatilcinestésica.
·         Modificação de comportamento: técnica utilizada para modificar o comportamento humano, baseada na teoria do condicionamento operante. O envolvimento é manipulado no sentido de reforçar o conjunto de respostas do comportamento desejável, por meio do qual se opera a modificação do comportamento.
·         Monoplegia: paralisia de um membro do corpo.
N
·         Narcisismo: atenção exclusiva dirigida para si próprio.
·         Neuromotricidade: aspectos da motricidade relacionados com o sistema nervoso, sua maturação e suas perturbações. Educação das sensações e das percepções que levam ao conhecimento dos objetos e das relações entre eles.
O
·         Organização espacial: desenvolvimento das capacidades ligadas ao esquema corporal e à organização perceptiva para o domínio progressivo das relações espaciais.
·         Organização perceptiva: educação das sensações e das percepções que levam ao conhecimento dos objetos e das relações entre eles.
·         Organização temporal: desenvolvimento das capacidades de apreensão e de utilização dos dados do tempo imediato (tempo físico).
P
·         Paratonia: perturbação do tônus muscular (debilidade motora) consistindo principalmente num dificuldade do relaxamento voluntário. Incapacidade de relaxamento da musculatura. Parece que se trata mais de uma incapacidade maior ou menor da inibição voluntária do tônus do que uma anomalia do tônus muscular.
·         Percepção: processo de organização e interpretação dos dados que são obtidos através dos sentidos.
·         Perceptivo-motora(adaptação): harmonia entre as percepções (auditivas, visuais...) e ações sucessivas. Sinônimo: sincronização sensoriomotora.
·         Perseveração: tendência de continuar uma atividade ininterruptamente; manifesta-se pela incapacidade de modificar, de parar ou de inibir uma dada atividade, mesmo depois do estímulo causador ter sido suprimido.
·         Personalidade: individualidade considerada na sua totalidade, isto é, vista sob todos os aspectos.
·         Poliomielite: doença viral caracterizada por envolvimento do sistema nervoso central, resultando muitas vezes numa paralisia.
·         Praxia: movimento intencional, organizado, tendo em vista a obtenção de um fim ou de um resultado determinado. Não é um movimento reflexo, nem automático; é um movimento voluntário, consciente, intencional, organizado, inibido, isto é, humanizado, sujeito portanto a um planejamento cortical e a um sistema de auto-regulação.
·         Presença (do adulto): intervenção na comunicação criança-mundo.
·         Projeção: transferência para um sujeito do mundo exterior (desenho ou cor, por exemplo) ou do outro, de estados afetivos que lhe são próprios.
·         Proprioceptivo: sistema sensorial resultante da atividade de receptores localizados ao nível do músculo (fuso neuromuscular) do tendão (corpúsculos de Golgi) e do labirinto, e que fornecem informações referentes à posição e ao movimento dos membros do corpo.
·         Próprio corpo (percepção e controle do): interiorização das sensações relativas a essa ou àquela parte do corpo.
·         Psicomotricidade: interação das diferentes funções motoras e psíquicas.
·         Psicocinética: método geral de educação que utiliza como material pedagógico o movimento humano, em todas as suas formas.(Le Boulch)
Q
R
·         Reforço: processo utilizado para fortalecer (ou enfraquecer) a resposta, isto é, a conduta, administrando prêmios imediatos (reforço positivo) ou punições (reforço negativo).
·         Relacionamento: conjunto dos laços entre os indivíduos, entre os indivíduos e os objetos, entre os indivíduos através dos objetos.
·         Relaxação: meio de intervenção terapêutica que visa à pacificação das tensões, através da libertação plena e total da pessoa humana, e a independência face às perturbações interiores que se materializam pelo aumento da tonicidade. Visa o afinamento psicotônico e a unificação psicossomática, através de situações de autodescontração concentrativa.
·         Resposta: atividade do organismo ou inibição de uma atividade prevista resultante de uma estimulação, isto é, conduta entendida como relação inteligível entre a ação e a situação.
S
·         Sensibilidade proprioceptiva: informações recolhidas pelos órgãos dos sentidos sobre as atitudes, os movimentos que permitem a postura e o ajustamento dos atos.
·         Sensibilidade protopática: designação atribuída por Head às funções sensitivas que apenas comportam discriminações grosseiras; mas suscitando fortes repercussões afetivas. Funções sensitivas comportando uma discriminação das intensidades ou das qualidades e particularmente das especificidades locais.
·         Sensório-motor: termo aplicado para explicar a natureza dos atos que se encontram dependentes da combinação ou da função integrativa entre os sistemas sensoriais e as estruturas motoras.
·         Sincinesia: tendência patológica para a execução simétrica de qualquer movimento, de qualquer contração muscular que executa um membro (a mão em geral) sem que a associação possua um significado funcional. (Sincinesias de reprodução e sincinesias tônicas). Movimentos involuntários e muitas vezes inconscientes que se produzem durante outros movimentos geralmente voluntários e conscientes; estes movimentos correspondem a uma dada incitação e difusão tônica e são sempre idênticos para a mesma incitação.
·         Sinergia: atuação coordenada ou harmoniosa de sistemas ou de estruturas neurológicas de comportamento.
·         Sincretismo: forma de percepção e de pensamento caracterizada por uma apreensão global, indiferenciada, indistinta (H. Pieron).
·         Situação: designa as relações globais de posição e de ação possíveis entre um organismo e seu meio (H. Pieron).
·         Situação ( colocação em): conjunto de estímulos provocados pelo observador (situação de teste) ou pelo educador (situação educativa) que se manifesta para a criança como um problema a ser resolvido.
·         Somatognosia: traduz a relação dialética da atividade corporal e do reconhecimento da sua estrutura e posição postural (atitude-movimento). Trata-se do conhecimento do corpo, por meio de uma sensibilidade integrada e permanentemente mobilizada no sentido da ação intencional (praxia). Antes de mobilizar o corpo para a ação o ser humano necessita de uma representação mental integrada da totalidade sensorial e espacializada do seu eu, que lhe é fornecida pelas esferas sensoriais vestíbulo-cinestésicas, tátilo-visuais e artro-miológicas, que no seu todo constituem a somatognosia.
T
·         Tempo: rítmo próprio de um sujeito.
·         Tônico (diálogo): compreensão (aceitação e confiança) do outro, proporcionada pelo contato ou pela mobilização corporal.
·         Tônus muscular: estado de tensão ativa e involuntária do músculo. É o tônus muscular que permite manter a postura ereta.
·         Topológicas (relações): relações entre os objetos no espaço.
·         Transferência: passagem das aquisições de um plano para um outro plano.
U
V
·         Visão: sistema de identificação, discriminação e integração dos estímulos luminosos.
·         Visuomotor: ato guiado essencialmente pela vista.
·         Vivido (corporal): consciência das sensações ligadas ao próprio corpo, com ou sem deslocamentos segmentares, experimentadas por um sujeito em qualquer situação.

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