" A mão, 27 ossos unidos por uma rede complexa de tendões e músculos atingiram uma variedade e uma precisão sensório-motora sem limites". (FONSECA, 1995)
A motricidade global relaciona-se à capacidade da criança, seus gestos, suas atitudes, seus deslocamentos e seus ritmos (Rosa Neto, 2002; Di Nucci, 2007). O movimento motor global, mesmo sendo o mais simples, é uma ação sinestésica, tátil, visual, espacial, temporal e labiríntica.
Já a coordenação motora fina é o trabalho ordenado dos pequenos músculos, englobando principalmente as atividades manuais, digitais, oculares, labiais e linguais.
A motricidade fina corresponde à coordenação visuomanual que inclui a fase de transporte da mão, seguida da fase de agarre e manipulação, resultando em um conjunto com três elementos: objeto, olho e mão.
Portanto a atividade motora constrói a imagem e o esquema corporal, resultado da ação dinâmica das experiências do indivíduo que levam a criança a agir no mundo de forma organizada e adaptada ao espaço envolvente.
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