sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A magia do cérebro



VOCÊ CUIDA DO SEU CÉREBRO?

O cérebro é formado por aproximadamente 100 bilhões de células nervosas chamadas neurônios. Eles se comunicam através de transmissões de sinais eletroquímicos.
O cérebro realiza várias tarefas, como controlar a temperatura corpórea, a pressão arterial, a frequência cardíaca, a respiração, nos deixa pensar, sonhar, raciocinar, sentir emoções, recebe milhares de informações vindas dos nossos sentidos(audição, visão, olfato, tato, paladar), controla os nossos movimentos físicos ao andarmos, falarmos, sentarmos ou ficarmos de pé. Independentemente de qual atividade você esteja fazendo, para que o cérebro mantenha as nossas atividades funcionais, ele consome por dia 450 kcal ( cuidado com as dietas com poucas calorias), 20% do nosso sangue e oxigênio.
Para que essa maravilhosa "máquina" possa funcionar perfeitamente, devemos ter alguns cuidados. Alimentação saudável/balanceada, dormir bem, atividade física, evitar o consumo de álcool e fumo, relaxamento e ginástica para o cérebro.
Assim como o seu corpo necessita de exercícios, o seu cérebro também precisa ser exercitado e estimulado. Exercitando o cérebro, podemos melhorar a memória, concentração, velocidade de raciocínio, foco, criatividade, disciplina, raciocínio lógico, pensamento lateral e prevenir doenças degenerativas, como por exemplo, o Alzheimer.
Pesquisas indicam que o cérebro inicia um processo de declínio cognitivo a partir dos 25 anos de idade, entretanto o devido é possível manter o cérebro afiado e adiar o declínio de suas funções e habilidades. Não existe uma idade certa para se começar a exercitar o cérebro, o ideal é que seja desde criança, porém nunca é tarde para começar.
Por: Evandro de Jesus Pires João
santos.adm@metodosupera.com.br / http://superasantos.blogspot.com 



HEMISFÉRIOS CEREBRAIS


HEMISFÉRIO ESQUERDO
·          linguagem / matemática ( lógica, sequência)
·          análise / palavra ( praxias)
·          atividades simbólicas e acadêmicas

HEMISFÉRIO DIREITO
·          rima / música (ritmo)
·          simultaneidade (pintura, síntese)
·          imagem (postura)
·          atividades criativas, não simbólicas

O cérebro divide-se em dois hemisférios e o temperamento de cada pessoa tem relação direta com a utilização desses hemisférios. As pessoas que apresentam o lado esquerdo mais desenvolvido são tendentes a usarem de forma adequada à lógica, a matemática, possuindo habilidades para planejar e organizar suas ações, já que é o lado mais intuitivo do homem.  Por isso são introspectivas, amorosas, delicadas e mais racionais.
O lado direito do cérebro é responsável pela imaginação criativa, a serenidade, a capacidade de síntese, a facilidade de memorizar. As pessoas que utilizam mais esse lado do cérebro possuem habilidades para analisar esquemas e técnicas em oratórias.









Nenhum comentário: