quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Dinâmicas


DINÂMICAS

Bexigas
Material: Bexigas

Várias bexigas espalhadas em diferentes locais da sala de aula; embaixo das cadeiras, no chão, em cima das mesas, no alto das janelas, em cima da porta. Cada um deve escolher uma bexiga, apanhá-la e estourá-la, pois há uma mensagem dentro de cada bexiga; mensagens de apoio, persistência, capacidade, encorajamento e também mensagem sobre desistência, entre outras. A mensagem contida em cada bexiga representa o grau de dificuldade que cada um teve no momento de apanhá-las.

Avião
Material: folhas de sulfite

Desenvolvimento: após dividir uma folha sulfite ao meio, utilizar sua mão dominante para fazer uma dobradura de avião de papel, enquanto a outra mão fica ao lado da perna, parada. Após efetuado, realizar a mesma tarefa com a outra mão.

Proposta: trabalhar o corpo e os 2 (dois) lados do cérebro, utilizando-se da razão e da emoção. Quando fazemos com a mão não-dominante (2ªvez) estamos mais confiantes, por isso o resultado é melhor.

Sensibilização
Material: Nenhum

1° momento: separados em duplas, definir quem será o condutor e o conduzido; colocar obstáculos pelo espaço onde ocorrerá a dinâmica; vendar os olhos do conduzido que deverá ser guiado apenas pela voz do condutor.
2°momento: o condutor deverá conduzir apenas com o toque das mãos, sendo: mãos nas costas- seguir em frente; mãos no ombro direito- virar para a direita; mãos no ombro esquerdo- virar para a esquerda; mão na cabeça- parar; duas mãos, uma em cada ombro- andar para trás.

Proposta: perceber a preocupação com o outro, a falta de confiança no início, percepção do meio para quem está guiando e sendo guiado, percepção do outro (os sentimentos, dificuldades), a preocupação do outro, facilidade ao toque, interação e confiança adquirida, a dificuldade de alguém intervir nas suas decisões, sensações de medo, trabalho com as emoções, perceber que podemos contar com o próximo e cuidar do outro.


Linha da vida

Material: folhas e lápis

Datar os acontecimentos importantes da vida desde o nascimento e projetá-los 10 (dez) anos à frente.

Proposta: análise da própria vida e suas pretensões

Nenhum comentário: